Onde Está o Byte? St.Patrick’s Day (Irlanda)

Ouro, trevos de quatro folhas e leprechauns fazem parte do imaginário, não só dos irlandeses, mas também do mundo todo. Que pessoa não sabe que o trevo de quatro folhas traz sorte? Ou que no final do arco-iris existem um leprechaun guardando um enorme pote de ouro? Todavia, outro elemento extremamente irlandês está conquistando o coração dos brasileiros: o Dia São Patrício (Saint Patrick’s Day).

No dia 17 de março é comemorado o Saint Patrick’s Day, o mais importante evento do país. São Patrício além de padroeiro da Irlanda é o responsável por disseminar a religião católica pelo território irlandês. São Patrick era um pagão que acabou sendo sequestrado por saqueadores irlandeses quando tinha apenas 16 anos. Acredita-se que seu verdadeiro nome tenha sido Maewyn Succat. Passou 6 anos trabalhando como escravo até conseguir fugir. Após a fuga ele acabou entrando em um mosteiro (atualmente na França) e descobriu sua verdadeira vocação: converter os pagãos irlandeses em cristãos.

Após 12 anos no mosteiro, São Patrício iniciou sua jornada de missionário: ao longo de 30 anos ele ia de mosteiro em mosteiro, convertendo a população para o cristianismo, até que no dia 17 de março do ano de 461 ele acabou morrendo. Diversas vezes os Druidas Celtas  tentaram prender Saint Patrick, mas ele sempre acabava fugindo. A festa é uma tradição dos irlandeses, mas não surgiu na Irlanda. Entre os séculos XVIII e XIX, os imigrantes irlandeses, que viviam nos Estados Unidos, começaram a comemorar o dia 17 de março para manter vivas suas raízes.

O trevo de quatro folhas (shamrock) é um dos símbolos desta festa: São Patrício teria explicado  o dogma da trindade à população irlandesa usando um trevo de quatro folhas.  Existe uma tradição chamada “drowning the shamrock” (afogar o trevo) que basicamente consiste em usar um trevo de quatro folhas, no final da festa deixá-lo cair dentro do último copo de cerveja ou de whisky. Acredita-se que este ritual traz prosperidade no decorrer do ano. A bebida mais consumida durante o evento é a cerveja de cor marrom Guinness. O consumo da bebida pode chegar até 6 milhões de litros por dia! Além disso, existe a tradição de gritar “sláinte” (saúde) durante o consumo da bebida.

A outra grande tradição do Dia de São Patrício é usar a cor verde. Todavia, não são só as pessoas que se pintam de verde: vários prédios são cobertos da cor que representa gramas e as colunas da Ilha de Esmeralda.

vitoriamollerke@gmail.com'

Amante de Game of Thrones, Supernatural, Mr.Robot, de personagens complexos e de tudo que tenha uma boa história. Mais Geek do que Nerd. Livros e filmes são paixões, mas séries são o grande amor da vida. Entre os pecados capitais o favorito é a gula. Escolheu o jornalismo pela pouca quantidade de números.

Deixe uma resposta