Supernatural: 01×01 A Sombra que nos segue

Supernatural foi renovada para a sua 15º temporada e desafia as leis das produções americanas e do universo e provavelmente estará no ar por mais um longo tempo, quem sabe mais 15 temporadas. A série chegou ao seu episódio de número 300, mas antes de cair de cabeça na volta de John Winchester vamos analisar o piloto com outros olhos e ver como ele influencia a série até hoje.

O Pilot da série foi ao ar no dia 13 de setembro de 2005 e teve uma audiência aproximada de 5.69 milhões de telespectadores, números que fariam a CW ir a loucura, pequena curiosidade, a série é mais antiga que o próprio canal.

O episódio começa como todo episódio de caso semanal que conhecemos. Uma família normal, pessoas que desconhecem o sobrenatural, mas a diferença é que a família no caso é a Winchester.

Toda essa cena acontece antes da abertura do ep, é um teaser sobre o que a série e o episódio será. Vemos Dean um garoto de 4 anos que ama e se sente seguro no âmbito familiar, isso diz muito sobre suas características hoje. O teaser acaba com Mary pegando fogo no teto, Dean SALVANDO Sam, correndo com ele para fora da casa.

Pós teaser vemos a família 22 anos depois do incidente.

Logo no início do episódio fica claro que os irmãos se encontram em universos diferentes:

Sam: vive no universo comum onde as pessoas desconhecem o sobrenatural.

Dean: continua caçando com o pai.

Sumiço do pai une os irmãos.

Mas não estamos aqui para falar do episódio, do caso da semana, e sim da jornada e ciclos dos irmãos Winchesters. Agora que vocês estão situados de volta ao piloto preparem o sal e vamos cair de cabeça no que estou falando.

DEAN

Jornada:

Dean é o primeiro personagem a dizer o seu objetivo, o que ele quer:  almeja achar o pai que sumiu há dias durante uma caçada.

Para achar o pai ele precisa resolver o caso da semana, a mulher de branco.

Ele consegue resolver o caso, mas descobre que não vai conseguir o que ele quer, pois o pai deles já não está mais na cidade.

Mesmo Dean não conseguindo encontrar o seu pai agora ele volta para o universo de caçador com o apoio de seu irmão Sam.

Repare que eu não falei que antes de ir atrás do caso, Dean precisou da ajuda de Sam. Na verdade, ele buscou a ajuda do irmão.

Entenda:

Todo personagem tem a sua voz de ação, o que ele diz que vai fazer, e sua voz inconsciente, que é aquilo que ele realmente deseja.

Por mais que Dean queira achar o pai, quando ele vai à procura de Sam, é porque na verdade ele quer ter uma família. Tanto que Dean conta a Sam que o pai deixou ele ir numa caça sozinho, caçar sozinho não é problema para ele. Mas sim não ter um familiar por perto. Por isso ele busca o irmão para essa jornada.

Voz de Ação: Salvar o pai.

Inconsciente: Ter uma família.

SAM

Jornada: Sam se encontra no universo normal, sem criaturas sobrenaturais, e é arrastado pelo irmão de volta para a vida de caçador. Sam diz que quer ir para a entrevista de direito na segunda, mas ele não nega ajuda ao irmão. Mas para voltar para casa e ir à entrevista ele precisa ajudar o irmão a solucionar o caso que ajudará Dean a achar o pai.

Veja, agora os dois irmãos têm o mesmo caminho, apesar de terem objetivos diferentes no final.

Eles resolvem o caso e diferente de Dean, Sam consegue o que ele quer, ele volta para casa. Mas apenas para assistir a sua namorada queimar no teto igual a sua mãe.

No fim Sam acaba não indo para a entrevista, mas sim volta para a vida de caçador para descobrir por qual razão Jessica teve que morrer e quem fez isso.

Por que Sam não negou ajudar o irmão?

Fácil. Por mais que Sam diga que queira viver uma vida normal, seu inconsciente é ajudar pessoas, salvar vidas, ele está sempre disposto a fazer o sacrifício pelo bem maior, assim como Dean está sempre pronto para fazer o sacrifício por Sam.

Voz da Ação: Ter uma vida normal

Inconsciente: Salvar pessoas.

CICLOS

SAM: O episódio começa com Mary queimando no teto acima da cama de Sam e termina com Jessica queimando no teto acima da cama de Sam.

Marry Winchester e Jessica

DEAN: O episódio começa com Dean correndo de uma casa em chamas com Sam e termina com Dean correndo de uma casa em chamas com Sam nos braços.

O que mais aprendemos com o piloto?

A temática é sobre qual assunto o episódio trata. A linha que liga as tramas, algo comum para todas as linhas narrativas.

Temática: Volta pra casa

Dean procura Sam porque John não volta para casa faz dias.

No caso da semana a mulher de branco diz não conseguir voltar para casa.

Você reparou algo em comum entre as mulheres centrais do episódio piloto?

Mulheres no episódio e a cor branca:

Mary morre de vestido branco.

O fantasma da semana é uma mulher de vestido branco.

Jessica morre de branco.

A escolha da mulher de branco para o caso da semana e de roupas para as personagens femininas centrais no piloto não foi mera coincidência.

Qual universo somos apresentados dentro da série?

Universo da Série apresentado no piloto:

Monstros sobrenaturais.

Lendas Urbanas.

Entrevistas com locais.

Falsos agentes.

Trilha sonora com clássicos do rock

Golpe de cartão de crédito.

Agora que entendemos a jornada de Dean e Sam ao longo do piloto vamos ver como isso influenciou a vida deles ao longo das temporadas.

DEAN

Season 2: Dean vende a alma para salvar o irmão. NÃO FICAR SEM FAMÍLIA.

Season 5: Final da temporada Dean vai morar com a Lisa, ou seja, vai ter uma família.

Season 11: Dean recebe de Amara o que ele mais deseja: sua mãe (família)

Seaon 14: Episódio 300 Dean receberá o que seu coração mais quer: seu pai (Família)

SAM

Seaon 4: Sam mata Lilith achando que iria parar o apocalipse, mas na verdade ele libera o último selo libertando lúcifer do inferno.

Season 5: Diz sim a Lúcifer e no fim da temporada pula na Jaula para salvar o mundo do apocalipse.

Season 8: Estava disposto a morrer para fechar os portões do inferno para sempre.

São só alguns exemplos de como a dinâmica dos irmãos é feita para ser duradoura; enquanto um deles está disposto morrer para salvar o mundo o outro está disposto a morrer para salvar o irmão.

Talvez o segredo da longevidade da série esteja nessa dinâmica de Eu salvo o mundo e você me salva, ou morremos os dois tentando.

Entrei nesse mundo de séries por culpa de Supernatural, só saio depois que a série ser cancelada, ou seja, nunca. Redator publicitário e segundo o banco de series já vi mais de 6063 episódios. O que acho assustador, mas não tenho argumentos pra discordar.

Deixe uma resposta