Por que minha série favorita foi cancelada?

Você já deve ter se perguntado por que sua série preferida foi cancelada, se você e todos os seus amigos assistem, certo? Ou por que uma série de extrema qualidade acaba enquanto outras bem duvidosas continuam no ar?

Bem, você não é a única pessoas…. E a resposta é simples, mesmo que complexa, tudo depende do canal. Hoje vamos explorar os canais da TV aberta americana e como funciona o sistema de renovação e cancelamento.

Média de audiência dos canais abertos em 2019 (até o dia 15 de fevereiro)

Pela tabela acima podemos ver que a FOX tem a melhor média na Demo, que é extremamente importante para o mercado publicitário, e a CBS tem a melhor média de Telespectadores. Durante muito tempo os números da Demo eram só o que importavam, Hoje há muito fatores, como Apps de canais, Netflix, HULU, acordos de distribuição internacional.

Demo é o número que representa a audiência na faixa etária dos 18-49, considerado a faixa ativa para o mercado publicitário. 1.0 na Demo representa 1.158 Milhões de residências. A demo é o responsável pela renovação ou cancelamento de uma série, muito mais do que o número total de audiência.

FOX

A FOX é uma incógnita para os próximos anos considerando todos os negócios envolvendo os estúdios FOX e Disney. É um canal que vive de altos e baixos, no momento alto, mas já chegou a ser ameaçada pela CW em alguns momentos, principalmente nas duas primeira temporadas de Flash.

Audiência FOX

Essa é a tabela atualizada de audiência da FOX. A tabela, assim como as dos outros canais, vai contar apenas com Séries e não Shows de auditórios, Reality Shows!

CBS

A CBS é a casa das grandes séries e grandes audiências, principalmente comédias, HIMYM, TBBT… Se você pensa em começar a assistir uma série da CBS, pense bem, pois dificilmente uma série com 1.5 viverá para ver uma segunda temporada.

Audiência CBS

ABC

Se você sempre se perguntou por qual razão Grey’s sobrevive mesmo matando todos os personagens, encontramos a sua resposta. É a série mais antiga do canal e sua maior audiência. The Good Doctor foi a última grande estréia do canal e mesmo assim já perdeu mais de 30% de sua audiência de um ano para o outro.

Audiência ABC

NBC

NBC já não vive mais seus dias dourados, mas mesmo assim é a casa da segunda maior Demo da TV aberta, This Is Us, a última série roteirizada a ter uma estréia com mais de 2 pontos na Demo. Pra quem já foi a casa de FRIENDS, a audiência hoje deixa a desejar, principalmente em comédias.

 

Audiência NBC

CW

Finalmente a CW, queridinha dos brasileiros, a casa de Gossip Girl, The Vampire Diaries, The Originals, Smallville, Jane The Virgin e Arrowverse. Flash foi o último grande Hit do canal e continua na liderança, seguida de Supernatural, o descanso dos irmãos Winchesters parece que ainda não está em um horizonte próximo.

A CW é um dos canais que tem se beneficiado do acordo com a Netflix, mas mesmo assim tem encontrado dificuldade para emplacar uma nova série. Pelo lado positivo, se uma série passar da primeira temporada é bem provável que viva pelo menos até a quinta para atingir o número necessário para o canal vender ela para outros canais.

Audiência CW

 

Vamos saber um pouco mais sobre a CW?

Flash e Legends of Tomorrow foram os últimos grandes hits do canal.

Flash Pilot – 1×01: 1.9 – 4.830

Legends Of Tomorrow:  1.2 – 3.214

Grande beneficiada pelo acordo com a Netflix: Riverdale foi uma grande decepção durante toda a sua primeira temporada. Mas chegou a retornar para o seu segundo ano com 4x mais audiência depois que os episódios entraram na plataforma.

Riverdale encerrou a primeira temporada com 0.4 na Demo e 0.960 na audiência.  Mas voltou para a segunda temporada com 0.8 na Demora, dobro, e 2.342 na audiência.

A Netflix não tem feito milagres apenas pela CW, o canal lifetime viu a série You se tornar um fenômeno mundial.

Audiência da 1º temporada de You

A força de Game Of Thrones na HBO

Audiência HBO

Em questão de Viewers é 10x maior que a segunda maior audiência do canal. HBO deve estar aos nervos pensando como vai tapar esse buraco, não é mesmo?

Game Of Thrones é tão forte que hoje ela marca o dobro da série The Big Band Theory na Demo, que é a série de maior audiência na TV aberta, sendo que a TV fechada é conhecida por ter menos audiência.

Game Of Thrones é um caso que merece um texto só pra série, não concordam?

Sacou como funciona audiência e como está indo a sua série preferida?

Entrei nesse mundo de séries por culpa de Supernatural, só saio depois que a série ser cancelada, ou seja, nunca. Redator publicitário e segundo o banco de series já vi mais de 6063 episódios. O que acho assustador, mas não tenho argumentos pra discordar.

Deixe uma resposta